Blog

Dicas para reduzir custos com a manutenção da sua frota.

Economia é uma palavra fundamental para a maioria dos empresários, já que conseguir economizar em determinadas áreas da sua transportadora pode gerar lucros e prevenir prejuízos. Pensando assim, reduzir custos é algo muito importante.

Os caminhões são a modalidade de transporte de cargas mais utilizada no Brasil e a falta de manutenção tem sido um dos maiores causadores de acidentes, atrasos nas entregas e outros prejuízos, que elevam o custo dos serviços de frete. A conscientização para a manutenção constante da frota de caminhões pode mudar esse cenário e tornar o segmento mais confiável, seguro e lucrativo. Para saber mais, confira abaixo algumas dicas:

CONHEÇA OS VEÍCULOS DA SUA FROTA
Conhecer e saber tudo sobre os veículos que a frota possui é essencial. Sabendo as especificações de cada um, a chance de utilizar aditivos, combustíveis e até mesmo peças erradas diminui drasticamente. Uma grande causa de prejuízos é utilizar componentes errados ou inadequados nos veículos da frota. Ao contrário do que se pensa, reduzir custos de manutenção e de combustível não é algo tão difícil de ser realizado. Lembre-se: o resultado final de um trabalho de planejamento e adequação de gastos é totalmente necessário e benéfico à saúde financeira de qualquer empresa. 

MANUTENÇÕES PREVENTIVAS E NÃO CORRETIVAS

Outro item que gera grande redução de custos nas empresas que trabalham com veículos são as manutenções preventivas. Quando feitas de modo correto e dentro dos prazos, elas saem muito mais baratas que as manutenções corretivas. A manutenção preventiva é agendada e já aponta tudo o que vai ser revisado e trocado no veículo. Já a corretiva é o oposto disso, e ocorre para reparar um erro que já aconteceu, muitas vezes causado pela falta de manutenção preventiva. No segundo caso, os gastos com peças, mão de obra e tempo de veículo parado são maiores e causam mais prejuízo à sua transportadora.

 
TREINAMENTO DA EQUIPE
Para que as melhorias sejam realmente implementadas e os custos reduzidos, é preciso investir também no treinamento e conscientização da equipe em relação à correta utilização dos veículos. Por exemplo, é fundametal que os motoristas saibam que a velocidade do veículo e a calibragem dos pneus influencia diretamente nos custos com o combustível.

CUIDADOS COM OS PNEUS

Os gastos com pneus representam cerca de 15% do custo da frota. Dessa forma, a borracha merece atenção especial quando a palavra de ordem é redução de custos. É muito importante conferir a pressão dos pneus semanalmente, bem como seu estado de conservação. Realizar o alinhamento e balanceamento dentro dos prazos estabelecidos pelo fabricante é essencial para que se gaste menos. Ficar atento aos desgastes irregulares também é valido nesses casos.

 

DIREÇÃO CONSCIENTE

Outro fator determinante para reduzir gastos e combustível é a direção consciente. Os motoristas devem sempre passar pela reciclagem de práticas, para aprenderem novas técnicas de como dirigir de modo seguro e econômico. Um motorista que dirige defensivamente gera menor gasto de combustível e menos desgastes dos pneus, dos freios e de toda a parte mecânica do veículo. Sem sombra de dúvidas, é uma das melhores maneiras de economizar.


A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA
Para trabalhar de maneira correta e econômica, muitas empresas possuem setor de logística para que rotas de viagem sejam traçadas da melhor maneira possível e, com isso, a viagem se torne mais prática e funcional. Sempre que possível, é importante encaixar entregas que sejam relativamente perto umas das outras e que os motoristas não precisem desviar tanto de seu caminho original. O setor de logística consegue promover a economia de pneus, combustíveis e também pedágios, proporcionando assim menos gastos para a transportadora.

Fontes:

http://blog.minhasrotas.com/

Voltar

Temos o que sua empresa precisa para dar o próximo passo!