Blog

Dicas para caminhoneiros de primeira viagem.

Na hora de pegar a estrada, o ideal é que o caminhoneiro tome algumas precauções para evitar que eventuais contratempos possam interferir na tranquilidade da viagem. Confira nossas dicas para quem está começando na profissão. 

Planejamento 
É fundamental planejar a sua viagem antes de partir. Confira quais são os trechos onde estão os postos de fiscalização, radares e pedágios. Saiba onde serão as suas paradas para alimentação e para dormir, lembrando sempre de não ingerir alimentos muito pesados no meio do dia, pois eles acabam provocando sono. 

Trajeto 
Mantenha a sua documentação sempre por perto. Conheça bem a sua carga e tenha certeza de estar no limite de peso da rodovia. Não consuma bebidas alcoólicas nem substâncias que o mantenham acordado por mais tempo.Além de ser perigoso para sua saúde, coloca em risco todos que partilham a estrada você. Procure saber qual é o melhor caminho para chegar ao seu destino e que cuidados deve tomar dependendo do tipo de carga que está transportando. Não comente sobre a sua carga com desconhecidos e, principlamente, descanse bem e não trabalhe mais do que 8h por dia. 

Segurança 
Não esqueça de revisar o seu caminhão antes da viagem. Itens como freio, óleo, água e os pneus são essenciais para sua viagem ser segura. 

Conheça bem seu caminhão 

As tecnologias mudam muito rápido, e portanto é necessário sempre se reciclar e conhecer bem o veículo que você está dirigindo. Desta forma, você vai poder aproveitar o melhor do seu produto, tendo a melhor performance com economia. Portanto, faça as revisões corretamente e mantenha seu caminhão sempre em bom estado. 

Paciência e cuidado 
Por dirigirem veículos maiores que os demais, os motoristas de caminhão precisam ter um cuidado redobrado para não causar acidentes. Confira se os espelhos retrovisores estão no ângulo correto, não dirija em alta velocidade e respeite a sinalização. O seu cuidado é essencial para um melhor trânsito para todos. 

Recomendações da Polícia Rodoviária Federal 
Use sempre o cinto de segurança; 
Não carregue excesso de peso de carga; 
Não trafegue pelo acostamento que é reservado para emergências; 
Sob chuva e nevoeiro, mantenha acesas as luzes externas do veículo;Observe sempre a distância de segurança em relação aos demais veículos. 

FONTE: http:// www.brasilcaminhoneiro.com.br 

TAGS:  TRANSPORTADORAS  CAMINHONEIROS
  CUIDADOS







Voltar

Temos o que sua empresa precisa para dar o próximo passo!