Blog

Maio Amarelo alerta motoristas para riscos do celular ao volante.

Mexer no aparelho ao dirigir pode aumentar em até 400% a chance de envolvimento em um acidente. Os motoristas ainda ignoram os perigos. 

O risco de se envolver em um acidente quando o condutor está usando o celular pode aumentar até 400%, segundo uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos. Apesar disso – e de a infração por mexer no equipamento quando se está na direção ter passado de média para gravíssima no ano passado, com multa de R$ 293,47 –, milhares de motoristas ainda ignoram o perigo. 

Conforme o psicólogo especialista em comportamento no trânsito, Fábio de Cristo, não há como o indivíduo manter a atenção no celular e na via ao mesmo tempo. “O nosso processamento da informação é limitado, nós não conseguimos dar conta de todas informações que estão ao nosso redor, razão pela qual concentramos nossa atenção naquilo que é importante numa dada circunstância”, esclarece. 

Por isso, desviar o olhar para atender uma chamada ou ler uma mensagem significa perder segundos de atenção. Mas, no trânsito, alguns segundos é muito tempo. Tempo em que vidas também podem ser perdidas. 

PRESTE ATENÇÃO NO TRÂNSITO 

Atender ou não atender o celular é uma questão de escolha individual do motorista. No dia a dia, pode parecer algo pequeno. “É rapidinho, é urgente”. Será mesmo? É importante ter em mente que essa é uma decisão que implica riscos altos. 

“Maio Amarelo” é um movimento mundial que busca unir esforços do poder público e da sociedade civil para chamar a atenção de todos ao alto índice de acidentes de trânsito.  O SEST SENAT, engajado na mobilização, realizará uma série de ações nas 145 Unidades Operacionais presentes em todos os estados do Brasil, com o tema “Maio Amarelo, por um trânsito mais seguro”. 

FONTE: Agência CNT de Notícias 

TAGS:  MAIO AMARELO    SEGURANÇA NO TRÂNSITO    RODE TRANQUILO


 

Voltar

Temos o que sua empresa precisa para dar o próximo passo!